Home | Empresa | Serviços | Treinamentos | Clientes | TopQuality | Notícias | Artigos | Vídeos | Atendimento
MFC Consultoria e Educação Corporativa
Você está em:

Artigos

Acesso Restrito

As Cinco Bases da Ação Dinâmica

A MFC criou as cinco bases da ação dinâmica para que as pessoas possam incorporar uma MUDANÇA no comportamento que atuam diretamente na reflexão dos paradigmas utilizados no dia-a-dia para que o NOVO possa surgir na plenitude da vida. A ação dinâmica focaliza o desenvolvimento contínuo e exige mudanças inteligentes, estratégicas e principalmente simples. As bases são primordiais para serem colocadas em prática diariamente na vida particular e também profissional, para que a CRISE seja superada e encarada como uma oportunidade para crescer. São elas:

  • COMPORTAMENTO;
  • RESPEITO À ORDEM;
  • INTIMA VONTADE;
  • SATISFAÇÃO e
  • EXPRESSÃO PRÓPRIA.

Vamos explicar cada uma das cinco bases.

1a BASE: COMPORTAMENTO

A organização que não mudar seu comportamento para promover os princípios, a alegria, fraternidade e união nas equipes, estará tendo vários problemas internamente em pouco tempo. Mas lembre-se, para mudar o comportamento é preciso mudar o paradigma primeiramente. Uma empresa precisa urgentemente formar um time vitorioso que tenha o comportamento e visão de primeiro mundo. A era da potenciação humana deve fluir naturalmente no ambiente empresarial. Além disso, este comportamento deve ser mudado para a eliminação total dos desperdícios e controlar definitivamente os custos. O desperdício é um monstro devorador e destrói qualquer empresa e pessoas. No Brasil, onde um grande percentual da população está abaixo da faixa da pobreza, há desperdícios em feiras, supermercados, estoques etc. Observe o final de uma feira e veja quantos desperdícios de tomates, verduras, frutas e legumes jogados pelo chão que poderiam ser aproveitados. Um dia desses, assistindo à noite uma reportagem na TV, onde vários litros de leite foram jogados no rio porque não houve acordo entre os empresários e o governantes. Apesar de ser uma atitude estratégica, mas não houve ética. Nas empresas é preciso que os processos sejam analisados criteriosamente para que toda forma de desperdício seja descoberta, tratada criticamente, reduzida e ter ações estratégicas para sua eliminação. Uma das formas de desperdício que mais me preocupa nas empresas, é com os talentos das pessoas.

Elimine os desperdícios ou eles eliminarão você!

Existem grandes profissionais nos lugares errados, que os tornam improdutivos e desmotivados. Uma empresa que deseja conquistar o mercado deve atuar rigorosamente para revelar e qualificar os talentos. Elimine todos os desperdícios ou eles eliminarão você!

2a BASE: RESPEITO À ORDEM

Não existe progresso sem a ordem. Apesar da frase “ordem e progresso” na nossa linda bandeira nacional, infelizmente, esta base está faltando exageradamente em muitas empresas. Há muita indisciplina em vários lugares, como escolas, lares, ruas, lojas, praças e muitos outros. As pessoas confundem a liberdade e agem totalmente sem disciplina. Na realidade, a falta de ordem abre caminho à libertinagem e bloqueia totalmente o sucesso e a prosperidade. Neste ano, eu estava realizando um trabalho numa escola e na hora do intervalo, observei as atitudes dos alunos com faixa etária de quatorze anos de idade, que além de brincarem e se divertirem, também sujavam e no final de quinze minutos, o pátio estava precário, desorganizado, sujo e mostrando como são as atitudes contrárias do primeiro mundo. Os alunos quebram os bebedouros, torneiras, portas e quando são chamados à atenção, seus pais dizem: “Estou pagando!” Na realidade, os pais pagam pelo ensino mas não para seus filhos quebrarem o patrimônio da escola que pertence aos estudantes. Precisamos exigir disciplina das pessoas. Uma organização sem disciplina não consegue progredir, vive tentando sobreviver e crescer nem passa nos planos estratégicos. A ordem direciona aos objetivos, metas e sucesso.

3a BASE: ÍNTIMA VONTADE

O ser humano não tem noção do seu verdadeiro potencial e vive num estágio inferior através de suas limitações, reclamações e estagnação. Todos os humanos, sem exceção, têm um imenso poder interior, capaz de elevá-los às conquistas e sonhos, à paz e à harmonia. A íntima vontade é ter força de vontade, fé e agradecimento à vida. É preciso que as pessoas façam o sangue correr pelas veias e VIBRAR intensamente pela vida. A vibração é o início para que a sua descoberta e sua missão sejam colocadas em prática para que você seja plenamente feliz. Vibre sempre de vida! Agradeça às pessoas por tudo que lhe fizerem e principalmente a Deus pelos problemas e pelo viver. Na realidade, não existe problema. O nome certo é DESAFIO. O problema é um desafio para que as pessoas sejam melhores e sábias. Não existe um problema pior do que o outro. O que existe é a forma de encará-lo e acreditar em sua solução. Quando há a força de vontade em solucioná-lo em paz e harmonia, os caminhos se abrem para mais uma vitória.

Acorde de manhã vendo a oportunidade de mais um dia. Levante empolgado e feliz. Retire totalmente as reclamações das manhãs e compreenda a imensa dádiva que você está recebendo neste novo dia. Se estiver frio, sinta que sentir frio não é ruim, mas a presença da essência da vida. E se estiver calor, perceba na pele que ao tomar banho, há um imenso prazer pelo frescor do equilíbrio da temperatura. O importante é sentir que há felicidade nos detalhes da vida. Vibre intensamente pelo seu emprego, pela família, pelo alvorecer, por você estar VIVO! Esta atitude é a Íntima vontade vibrante no seu coração.

4a BASE: SATISFAÇÃO

Muitas pessoas fazem por fazer, ou seja, não colocam amor em suas atividades. Realizam coisas por obrigação, sem vontade e pelo dinheiro. Tenho um conhecido em Juiz de Fora que trabalha numa grande empresa no setor elétrico e detesta eletricidade. Mas como o seu salário é suficiente para que ele possa viver “tranquilo”, trabalha insatisfeito há mais de vinte anos. A cada dia que passa, a sua cabeça está mais baixa e seu olhar está se direcionando ao chão. Para ele sorrir é preciso alguma coisa extremamente engraçada, pois a vida está “sem graça” para ele. Anda curvado e parece que a preguiça está incorporada nele. Existem muitas pessoas que dizem para você não fazer o que não gosta. Mas para ser um vitorioso, uma pessoa de sucesso, é preciso aprender a fazer o que não gosta também. Ao realizar suas atividades, seja o que for, faça com muito amor e carinho, até mesmo as que você não gosta. Tenha a sabedoria para discernir o que deve ou não ser feito. Essa é a diferença.

5a BASE: EXPRESSÃO PRÓPRIA

A expressão própria é a igualdade entre os seres humanos. Não importa o nível cultural ou classe social entre as pessoas, pois o que representa é o lado humano e não existe diferença, apesar de muitos julgarem o contrário. A minha avó Georgina não sabia ler, nem escrever e dava uma verdadeira lição de vida para muitos que tinham estudos. Não sou contra o desenvolvimento, aperfeiçoamento e estudo. Sempre incentivei as pessoas para estudarem, buscarem informações e crescimento contínuo, pois investir em si mesmo é o seu maior patrimônio. Mas é importante ressaltar, mesmo que você tenha muito estudo, MBA, doutorado ou PHd, mantenha em seu coração a expressão própria. Isso me faz lembrar de uma estória: “Um executivo formado em Harvard, sabia seis idiomas e era doutor em ciências exatas. Ele precisava atravessar um rio e pediu ao pescador Joãozinho se podia fazê-lo com seu barco. Joãozinho aceitou e começou a remar. O executivo querendo conversa, perguntou ao Joãozinho: “Você conhece matemática, equação do segundo grau, raiz quadrada etc?” O pescador na sua simplicidade lhe respondeu: “Não senhô, nunca ouvi falá nisso!” O executivo com expressão de exaltação disse: “Que pena, você está perdendo grande parte de sua vida!” Não estando satisfeito, continuou com as perguntas: “Você conhece sobre astronomia, sobre a nossa estrela de quinta grandeza, o Sol, e todo complexo do sistema solar que coordena cada planeta e seus satélites?” Respondeu o pescador: “Não senhô, nunca ouvi falá nisso!” O executivo com expressão de exaltação disse: “Que pena, você está perdendo grande parte de sua vida!” E prosseguiu com as perguntas que o simples pescador Joãozinho não sabia responder. De repente, o barco bateu numa pedra, rachou o casco e começou a afundar. O pescador perguntou ao executivo: “O senhô sabe nadá?” Respondeu o executivo desesperado: “Não!!!!” O pescador afirmou: “Que pena, o senhô acaba de perdê a sua vida!”

A simplicidade pode salvar a sua vida.

Esta estória mostra que a simplicidade não deve ser subestimada, em hipótese alguma. O valor da simplicidade está muito além da percepção material. Ela pode salvar a nossa vida.


As cinco bases da Ação Dinâmica formam em suas iniciais a palavra CRISE, há sempre uma chance para superar as dificuldades e obter sucesso com harmonia. As cinco bases devem atuar diretamente no processo empresarial para que os paradigmas possam ser mudados eficazmente.

Mauricio Cavalcanti
Diretor da MFC Consultoria e Educação Corporativa
 

Rua Antônio Marinho Saraiva, 50 lj 46
Cascatinha
Juiz de Fora/MG
36025-550

ATENDIMENTO

de segunda a sexta
das 8 horas às 17 horas
32 3231 4288
MFC Consultoria e Educação CorporativaFacebook MFC Consultoria
 
 
© 2011. Todos os direitos reservados.
website by Asther ProdutoraWeb