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Acesso Restrito

Acreditação

O objetivo principal da Acreditação é melhorar a qualidade focalizada nos pacientes e acompanhantes nas unidades da área de saúde, assim como tratar a eliminação de riscos para todos aqueles que estejam utilizando e circulando nos ambientes internos, dentro de padrões de excelência reconhecidos internacionalmente.

A Acreditação é um sistema de avaliação que pode conduzir a uma e certificação da qualidade de serviços de saúde, sendo coordenada por uma organização não governamental encarregada do desenvolvimento e implantação da sua metodologia, sendo a Organização Nacional de Acreditação (ONA).

A Acreditação tem o foco direcionado para a educação das pessoas que trabalham em estabelecimentos na área de saúde de forma a produzir a qualidade, segurança e ética. São estruturados em 3 níveis de crescimento:

OS NÍVEIS, PRINCÍPIOS ESPECÍFICOS E ITENS PERTINENTES:

NÍVEL 1

As exigências deste nível contemplam o atendimento aos requisitos básicos da qualidade na assistência prestada ao cliente, nas especialidades e nos serviços da organização de saúde a ser avaliada, com recursos humanos compatíveis com a complexidade, qualificação adequada (habilitação) dos profissionais e responsável técnico com habilitação correspondente para as áreas de atuação institucional.

Princípio: SEGURANÇA

  • habilitação do corpo funcional;
  • atendimento aos requisitos fundamentais de segurança para o cliente nas ações assistenciais e procedimentos médico-sanitários;
  • estrutura básica (recursos) capaz de garantir assistência para a execução coerente de suas tarefas.

NÍVEL 2

As exigências deste nível contemplam evidências de adoção do planejamento na organização da assistência, referentes à documentação, corpo funcional (força de trabalho), treinamento, controle, estatísticas básicas para a tomada de decisão clínica e gerencial, e práticas de auditoria interna.

Princípio: SEGURANÇA e ORGANIZAÇÃO

  • existência de normas, rotinas e procedimentos documentados, atualizados e disponíveis e, aplicados;
  • evidências da introdução e utilização de uma lógica de melhoria de processos nas ações assistenciais e nos procedimentos médicos-sanitários;
  • evidências de atuação focalizada no cliente/paciente.

NÍVEL 3

As exigências deste nível contêm evidências de políticas institucionais de melhoria contínua em termos de: estrutura, novas tecnologias, atualização técnico-profissional, ações assistenciais e procedimentos médico-sanitários. Evidências objetivas de utilização da tecnologia da informação, disseminação global e sistêmica de rotinas padronizadas e avaliadas com foco na busca da excelência.

Princípio: SEGURANÇA, ORGANIZAÇÃO E PRÁTICAS DE GESTÃO E QUALIDADE

  • evidências de vários ciclos de melhoria em todas as áreas, atingindo a organização de modo global e sistêmico;
  • utilização de sistema de informação institucional consistente, baseado em taxas e indicadores, que permitam análises comparativas com referenciais adequados e a obtenção de informação estatística e sustentação de resultados;
  • utilização de sistemas de aferição da satisfação dos clientes (internos e externos) e existência de um programa institucional da qualidade e produtividade implantado, com evidências de impacto sistêmico.
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